Bem Vindos!

Descobrimos que os indivíduos vivem criativamente e sentem que a vida merece ser vivida ou, então, que não podem viver criativamente e têm dúvidas sobre o valor do viver (Winnicott).



terça-feira, 31 de março de 2009

Olá Amigos!!!

Olá Amigos!!!
Desculpem o atraso (problemas técnicos meus com o blog :)) , mas aí está a programação da última visita, dia 21/03/09:
-1ª parte: atividade dirigida - jogos (dama, dominó, memória, blocos de montar, etc) e culinária para crianças a partir de 6 anos, e estorinhas para os menores.
- 2ª parte: atividade livre - com bola, bambolês, boliche, amarelinha, passeio pelo pomar, etc.
Acho que essas atividades foram bem sucedidas e devem ser repetidas pq auxiliam na atenção, no respeito às regras, e permitem um contato legal com cada criança.

Nesse dia, tivemos a participação de novos voluntários (Thiago Galo, Elô, Eli, Henrique, Acácia, Bianca e Guilherme). É importante que vcs dêem suas opiniões e falem de impressões e sugestões.

Em conversas e encontros que já fizemos (com Lelia, Zaira, Marcos, Walquiria, Grazi, Vivi, Rodolpho e Tayra) surgiram várias idéias e vou registrá-las para que nós não nos esqueçamos delas.

1 – A Graziela está tentando um contato na maternidade Marli Sarney para regularização da vacinação. Outro passo que precisamos estruturar é a prescrição de vermífugos, e a escovação de dentes.

2- M. pediu que auxiliássemos com orientações às cuidadoras. Como? Estamos pensando em entrar em contato com SENAC, SESI, Cruz Vermelha e entidades que já possuem cursos de primeiros socorros, p.ex., ou o colégio Crescimento que tem curso de babás. Podemos, também, desenvolver atividades com as crianças e, num contexto lúdico, trabalhar noções de higiene e cuidados com a saúde. Num momento propício, poderemos fazer uma orientação mais formal para as cuidadoras e adolescentes, sobre a higiene pessoal, higiene bucal, e orientação sexual.

3 – Precisamos de uma estruturação pedagógica para as nossas ações e para repassarmos para as cuidadoras. Isso implica em conhecermos bem as crianças, suas possibilidades, necessidades, potencialidades, além dos recursos que eles dispõem. Na semana passada eles receberam do CEUMA, uma ludoteca. Podemos ajudar no planejamento do uso desse material em prol das crianças.

4 - Ah! Acácia, como uma excelente mãe de uma menina de três anos, lembrou que um lanchinho no meio da manhã é essencial para manter a animação das crianças e a disposição para brincar. Podemos programar para levarmos sempre algo de lanche. O que acham?

5 - Sobre brincadeiras/atividades foi pensado:
- levar frutas para nominá-las (para os pequenos), para proporcionar experiências novas e depois fazer uma salada de frutas para o lanche.
- avaliarmos a horta/pomar, fazermos uma geral, com adubação e sugerirmos um número maior de hortaliças e legumes que possam ser úteis para eles. Daí pode surgir uma oficina de jardinagem.
- Com bola, pensou-se em jogos diversos, proporcionando uma vivência em equipe, tanto para meninos quanto meninas. Além de outras brincadeiras que trabalham experiências motoras (amarelinha, corda, corrida de saco, frescobol, etc). O Pará (marido da Lu, que ainda não foi, mas pretende ir no próximo encontro) já falou da possibilidade de uma escolinha de futebol, com regras, e etc.
- Podemos fazer uma festa Junina! Confecção de adereços, decoração da casa, comidas típicas, e preparação de brincadeiras como pescaria, tiro ao alvo com bola e latas, além da quadrilha/cacuriá. Será que conseguimos uma apresentação de Boi?

Temos muito o que planejar. Uma boa oportunidade é a nossa próxima reunião, programada para quinta, dia 02/04/09, às 18:30h, na casa da Lelia. Lá, faremos a programação da próxima visita, que incluirá a entrega de ovos de Páscoa (que já compramos).
Até lá!!!
Um grande abraço

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Elisa, acho esse registro fundamental para q a gente não se perca. A vacinação é prioritária, não? Um direito básico da criança que nós podemos fazer valer. Grazi, vc já tem uma orientação do Hospital?
    bj, Lelia

    ResponderExcluir