Bem Vindos!

Descobrimos que os indivíduos vivem criativamente e sentem que a vida merece ser vivida ou, então, que não podem viver criativamente e têm dúvidas sobre o valor do viver (Winnicott).



terça-feira, 12 de outubro de 2010

Projeto estimula o envolvimento de crianças e adolescentes em situação de risco

Exposição “Elas fazem arte” estará em cartaz entre os dias 14 e 20 de outubro
Projeto estimula o envolvimento de crianças e adolescentes em situação de risco com a pintura.
   


A arte e solidariedade ao longo da história humana sempre andaram de mãos dadas. Muitos artistas foram revelados por meio de projetos e iniciativas voltados para a inclusão social. Com base nesta “fórmula de valorização”, do dia 14 a 20 de outubro, estará em cartaz no Pestana São Luís, a exposição Criança Faz Arte com 25 telas pintadas por crianças e adolescentes em situação de risco. A ação faz parte do Programa Ateliê de Criação da Criança. O evento está sendo organizado pelo Grupo Voluntário (GV) em parceria com a Svam-Turu, instituição de acolhimento de crianças e adolescentes da ilha.

De acordo com Marcos Gravitol, um dos membros do GV, o objetivo da exposição é valorizar a expressão estética de cada uma das crianças envolvida no projeto. “Escolhemos a arte porque acreditamos que por meio dela podemos resgatar a auto-estima desses meninos e meninas que de alguma forma tiveram seus direitos violados”, explicou o corretor de imóveis. O projeto Criança Faz Arte surgiu após uma oficina de pintura onde todas as peças foram leiloadas em um jantar beneficente. Diferente do ano passado, todo o material produzido pelas crianças estará à venda.

Segundo Ana Kelma, diretora da Svam-Turu o projeto começou pequeno e de forma espontânea. “A nossa a única pretensão ao realizar um projeto desta natureza é mostrar para estas crianças e adolescentes que a arte pode ser uma possibilidade de criação”, ressalta a diretora. Atuando a 20 anos na instituição, Ana Kelma emocionou-se ao lembrar que muitos dos internos que já saíram da instituição tiveram, direta ou indiretamente, envolvidos com a arte. “Saber que estamos dando uma oportunidade, abrindo uma porta para estes meninos e meninas têm sido muito gratificante. Quando um deles nos deixam por meio de adoção ou vão para uma família substituta dá uma dor. Mas é uma dor de saudade aliviada. Nessa hora é que eu vejo que cumprimos o nosso papel”, disse Ana Kelma.

Entre as crianças que participaram do projeto, o garoto Daniel*, de quatro anos, buscou na aviação a inspiração para o seu quadro. Com pequenos aviões que ganhou, ele colou as miniaturas em um “céu colorido” pintado em tons fortes. Para Sônia, de 17 anos, que sonha em ser fotógrafa ou médica legista, ser assistida pela Svam foi a tábua de salvação para a sua vida. “Antes eu não tinha nada. Não tinha regras, não tinha horários, não tinha carinho e atenção. Aqui tenho tudo isso. Estou feliz. Hoje a minha palavra de vida é superação”, diz a adolescente refletindo pensativa com os olhos voltados para um quadro com pequenas fadas.

SERVIÇO
O quê? Criança Faz Arte
Quando? Abertura dia 14 de outubro às 19h
Onde? No foyer do Centro de Convenções do Pestana.
Quanto? Entrada grátis. Após o lançamento, a exposição será no Hall e na Lounge de Recepção do Restaurante Cais da Ribeira Hotel, de 9h às 20h.
* Os noves verdadeiros da criança e da adolescente foram preservados.
http://www.oimparcialonline.com.br/noticias.php?id=61985

Nenhum comentário:

Postar um comentário