Bem Vindos!

Descobrimos que os indivíduos vivem criativamente e sentem que a vida merece ser vivida ou, então, que não podem viver criativamente e têm dúvidas sobre o valor do viver (Winnicott).



sábado, 20 de novembro de 2010

Mostra ''Galeria Caixa Brasil'' reúne acervo visual em São Luís


Exposição simultânea nas 27 capitais do Brasil será aberta no dia 5 de novembro.
SÃO LUÍS - A partir do próximo dia 5 de novembro, São Luís receberá a "Galeria Caixa Brasil", que estará ocorrendo nas outras 26 capitais do país simultaneamente. Esta será a maior mostra simultânea já realizada no Brasil. A exposição, em comemoração aos 150 anos da Caixa Econômica Federal, com obras de Djanira, Tarsila do Amaral, Di Cavalcanti e outros artistas brasileiros, ficará aberta a visitação até o dia 28 de novembro, no Convento das Mercês, no Desterro.
As exposições, com entrada franca, serão montadas, também, nas cinco unidades da Caixa Cultural - Brasília, Curitiba, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo - e em museus e galerias de arte de instituições parceiras nas demais cidades, como ocorrerá na capital maranhense.
A abertura das 27 exposições, no dia 5, ocorrerá em homenagem ao Dia Nacional da Cultura Brasileira. Nas unidades da Caixa Cultural haverá oficinas para alunos de escolas públicas e particulares, instituições que cuidam de idosos e pessoas com necessidades especiais, além de visitas monitoradas.
Cada capital receberá obras de artistas renomados que compõem o acervo da Caixa, como Di Cavalcanti, Aldemir Martins, Djanira, Portinari, Glauco Rodrigues, Antonio Poteiro, Abelardo Zaluar, Tomie Ohtake, Francisco Rebolo, Cícero Dias, Antonio Bandeira, Newton Cavalcanti, Yara Tupinambá, Renina Katz, Rui Faquini e tantos outros, totalizando 600 obras de arte, entre pinturas, gravuras, fotografias, serigrafias, desenhos e outras técnicas.
Por acreditar no acesso à cultura como instrumento de fortalecimento da cidadania, o projeto representa o compromisso da Caixa em maximizar o acesso da população brasileira ao valioso acervo artístico da empresa. Essa mostra possibilita uma visão panorâmica das artes plásticas brasileiras, dada a diversidade de técnicas e temas.
Para a realização da exposição “Galeria Caixa Brasil”, a empresa reuniu seu know-how adquirido ao longo de anos de adoção de uma política de guarda e conservação de obras de arte. Aspectos relacionados à segurança das obras, à adequação técnica dos espaços expositivos e à acessibilidade foram considerados na definição das parcerias que viabilizaram a abertura da mostra em cidades onde ainda não existem unidades da Caixa Cultural.
Seleção Popular
O visitante, em cada um dos 27 locais da mostra, poderá votar nas três obras preferidas. Ao final das exposições, as três peças eleitas em cada capital, totalizando 81, comporão cinco novas exposições fruto da preferência popular. Estas poderão ser visitadas em janeiro de 2011, quando o banco comemora seus 150 anos, nos cinco espaços da Caixa Cultural pelo país.
Acervo Artístico Caixa
A Caixa possui um acervo artístico composto por quase 2 mil obras entre pinturas, esculturas, tapeçarias, fotografias e gravuras. A formação desse acervo deu-se por aquisições de coleções temáticas – que tem como marco o ano de 1968, quando o banco começou a encomendar obras de renomados artistas brasileiros; pela incorporação de 246 obras do acervo do extinto Banco Nacional da Habitação (BNH), em 1986; passando pela aquisição da Coleção Brasília, em 1987, a coleção do V Centenário em 1998/9 e, também, por algumas doações de artistas expositores.
O Acervo da Caixa abrange um longo período das artes plásticas no Brasil, estando representadas pelo acervo quatro gerações de artistas brasileiros, formando um amplo quadro da diversidade de escolas e tendências que marcam a produção dos últimos cem anos.
A primeira coleção é composta por obras de artistas consagrados, adquiridas para ilustração de bilhetes da Loteria Federal em datas comemorativas como Natal, São João, Independência, Carnaval e Inconfidência Mineira. Nessas ocasiões, a Caixa promovia as chamadas extrações especiais que, além de oferecer ao mercado o atrativo dos prêmios, passaram a ter, já em 1968, a ilustração dos bilhetes correspondentes por renomados artistas brasileiros. Djanira foi a primeira artista contratada, seguida por Di Cavalcanti, Glauco Rodrigues, Newton Cavalcanti, Carlos Scliar, Wellington Virgolino e Aldemir Martins, totalizando 37 artistas.
A segunda coleção veio com a incorporação do BNH à Caixa, em 1986. Tal processo envolveu a transferência do patrimônio do extinto órgão para a CAIXA. Parte desse patrimônio era o acervo artístico composto de 246 peças. Trata-se de um conjunto de obras que inclui artistas como Anita Malfatti, Tarsila do Amaral, Manabu Mabe, Vicente do Rego Monteiro, Milton Dacosta, Alfredo Volpi, dentre outros. Parte dessa coleção encontra-se no acervo do Rio de Janeiro.
A terceira coleção foi adquirida em 1987, ano em que Brasília foi elevada à condição de Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco. É formada por 60 obras de artistas como Carlos Bracher, Glênio Bianchetti, Eduardo Zimmermann, Cláudio Tozzi e Athos Bulcão, entre outros.
Dando continuidade à sua política de incentivo às artes nacionais, a Caixa, em 1998, iniciou a composição de mais uma coleção, cujo tema é o "V Centenário do Descobrimento do Brasil". Dentro dessa proposta, em 1998, foram adquiridas cinco obras de autoria dos artistas Carmela Gross, João Câmara, Siron Franco, Roberto Aguilar e Daniel Senise. Em 1999, continuando a executar o projeto de formação da Coleção V Centenário do Descobrimento, foram analisados vários projetos de artes plásticas e escolhido o artista Antônio Poteiro, pintor e escultor residente em Goiânia, com aquisição de três obras.
As obras do Acervo Caixa são exibidas em mostras nas Galerias da Caixa Cultural e em museus de diversas cidades brasileiras que ofereçam condições exigidas de iluminação, segurança e climatização. Em Brasília, a Galeria “Acervo Caixa” está destinada prioritariamente à exibição do acervo, abrigando exposições que aqui se iniciam e depois partem para itinerâncias nacionais; na seqüência, novas mostras são elaboradas a partir do olhar de curadores convidados. Essa dinâmica possibilita ao numeroso público o acesso gratuito à fruição de obras de arte de qualidade, com exibição ininterrupta do Acervo Caixa.
Galeria Caixa Brasil
Abertura: 5 de novembro de 2010, às 19h
Visitação: de 6 a 28 de novembro de 2010, terça a sexta-feira, de 12h às 18h; sábado, de 9h às 13h
Espaço expositivo em São Luís (MA): Convento das Mercês / Fundação José Sarney - Rua da Palma, 502 – Desterro/ Centro Histórico
Informações (98) 3231-0641
Classificação etária: livre
Entrada franca/ Acesso para pessoas com necessidades especiais
http://imirante.globo.com/noticias/2010/11/01/pagina258148.shtml

Um comentário:

  1. Muito bom, ser um artista brasileiro e ter sua obra divulgada para todo o Brasil em um projeto de grande repercussão nacional promovido pela GALERIA CAIXA BRASIL. Nesta mostra, a Capa do Catálogo em amarelo e verde acima, são detalhes de obra de minha autoria, "Natal Brasileiro Sem Neve", acervo da Caixa, que participa do projeto GALERIA CAIXA BRASIL.

    ResponderExcluir