Bem Vindos!

Descobrimos que os indivíduos vivem criativamente e sentem que a vida merece ser vivida ou, então, que não podem viver criativamente e têm dúvidas sobre o valor do viver (Winnicott).



sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Palestra: ''Benefício fiscal para empresas solidárias''

“Benefício fiscal para empresas solidárias” é o tema da palestra que será realizada hoje, 15, no Pestana São Luís, às 19h30. A palestra – a ser realizada pelo advogado César Freitas, do escritório de Advocacia Freitas, Vilas Boas - faz parte da exposição beneficente Criança Faz Arte, promovida pelo GV (Grupo Voluntário), em parceria com a SVAM-Turu, instituição de acolhimento de crianças e adolescentes de São Luís.


http://imirante.globo.com/namira/noticias/2010/10/15/pagina256641.shtml

Deu na TV!

http://imirante.globo.com/noticias/2010/10/14/pagina256592.shtml

Exposição valoriza a expressão estética de crianças e adolescentes

SÃO LUÍS - Valorizar a expressão estética das crianças e adolescentes e arrecadar fundos para os projetos desenvolvidos por um abrigo particular que cuida de meninos e meninas em situação de vulnerabilidade. É o que pretende a exposição Criança Faz Arte, que começou nesta quinta-feira (14), no Pestana São Luís Resort Hotel.

A exposição vai até o dia 20 de outubro. Quem quiser contribuir com o projeto pode ligar para os telefones 8812-1329 e 9177-3747. Assista à reportagem da TV Mirante

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Exposição

Hoje será aberta a exposição Criança Faz Arte, que permanecerá até dia 20 de outubro, no Pestana São Luís. O objetivo do evento social, organizado pelo Grupo Voluntário (GV), em parceria com a SVAM-Turu, instituição de acolhimento de crianças e adolescentes de São Luís, é valorizar a expressão estética das crianças e adolescentes e arrecadar fundos para as ações desenvolvidas pelo GV na SVAM. A abertura será às 19h, no foyer do Centro de Convenções e, nos demais dias, no hall e na lounge de recepção do restaurante Cais da Ribeira, do hotel, das 9h às 20h.

http://www2.pv.org.br/noticia.kmf?noticia=10806937&canal=253&total=36689&indice=0
 

Lançamento da exposição

Criança Faz Arte no Pestana


A exposição Criança Faz Arte terá início hoje, no Pestana São Luís, promovida pelo GV (Grupo Voluntário) em parceria com a SVAM-Turu, instituição de acolhimento de crianças e adolescentes de São Luís. O objetivo do evento social, além de valorizar a expressão estética das crianças e adolescentes, é arrecadar fundos para as ações desenvolvidas pelo GV na SVAM. A abertura da exposição será às 19h, no foyer do Centro de Convenções e, nos demais dias, a exposição acontecerá no Hall e na Lounge de Recepção do Restaurante Cais da Ribeira do Hotel, de 9 às 20h.

Essa ação faz parte do Programa Ateliê de Criação da Criança que mostra ser possível extrair a alegria e a certeza em um gesto criador, mesmo em meio à tristeza e incertezas, se houver quem se importe com isso. Toda a arrecadação com a venda dos quadros será destinada à manutenção dos Projetos do Grupo já existentes ou em fase de implantação e melhorias na infraestrutura da Casa de Família da SVAM-Turu.
http://www.jornalpequeno.com.br/2010/10/14/agenda-cultural-134780.htm

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Exposição beneficente ajudará crianças e adolescentes em SL

A exposição Criança Faz Arte! será realizada de 14 a 20 deste mês, no Pestana.
SÃO LUÍS - Criança Faz Arte! é o nome da exposição que irá celebrar o Dia da Criança com solidariedade e valorização humana, de 14 a 20 de outubro, no Pestana São Luís. O objetivo do evento social, organizado pelo GV (Grupo Voluntário), em parceria com a SVAM-Turu, instituição de acolhimento de crianças e adolescentes de São Luís, é valorizar a expressão estética das crianças e adolescentes e arrecadar fundos para as ações desenvolvidas pelo GV na SVAM. A abertura será às 19h, no foyer do Centro de Convenções e, nos demais dias, a exposição acontecerá no Hall e na Lounge de Recepção do Restaurante Cais da Ribeira do Hotel, de 9h às 20h.


Essa ação faz parte do Programa Ateliê de Criação da Criança que mostra ser possível extrair a alegria e a certeza em um gesto criador, mesmo em meio à tristeza e incertezas, se houver quem se importe com isso. Toda a arrecadação com a venda dos quadros será destinada à manutenção dos Projetos do Grupo já existentes ou em fase de implantação e melhorias na infraestrutura da Casa de Família da SVAM-Turu.


Atividades
Além da apresentação da Casa de família-Turu e das empresas parceiras, serão realizadas atividades infantis como arte coletiva, pula-pula, confecção de brinquedos, palestras e oficinas sobre “Benefícios tributários a empresas doadoras”, “Voluntariado, como melhorar e aumentar essa prática” e “Dia de poesia”.


As informações são da Assessoria de Comunicação do evento.
http://imirante.globo.com/noticias/2010/10/05/pagina255690.shtml

terça-feira, 12 de outubro de 2010

Criança faz Arte! Exposição beneficente, de 14 a 20 de outubro.

Criança faz Arte!
Exposição beneficente, de 14 a 20 de outubro.
   
 
Criança Faz Arte! é o nome da exposição que irá celebrar o Dia da Criança com solidariedade e valorização humana, de 14 a 20 de outubro.
O objetivo do evento social, organizado pelo GV (Grupo Voluntário), em parceria com a SVAM-Turu, instituição de acolhimento de crianças e adolescentes de São Luís, é valorizar a expressão estética das crianças e adolescentes e arrecadar fundos para as ações desenvolvidas pelo GV na SVAM.
A abertura será às 19h, no foyer do Centro de Convenções e, nos demais dias, a exposição acontecerá no Hall e na Lounge de Recepção do Restaurante Cais da Ribeira do Hotel, no Pestana São Luís, de 9h às 20h.
http://elo.com.br/portal/emcartaz/ver/218498/crianca-faz-arte-.html

Projeto estimula o envolvimento de crianças e adolescentes em situação de risco

Exposição “Elas fazem arte” estará em cartaz entre os dias 14 e 20 de outubro
Projeto estimula o envolvimento de crianças e adolescentes em situação de risco com a pintura.
   


A arte e solidariedade ao longo da história humana sempre andaram de mãos dadas. Muitos artistas foram revelados por meio de projetos e iniciativas voltados para a inclusão social. Com base nesta “fórmula de valorização”, do dia 14 a 20 de outubro, estará em cartaz no Pestana São Luís, a exposição Criança Faz Arte com 25 telas pintadas por crianças e adolescentes em situação de risco. A ação faz parte do Programa Ateliê de Criação da Criança. O evento está sendo organizado pelo Grupo Voluntário (GV) em parceria com a Svam-Turu, instituição de acolhimento de crianças e adolescentes da ilha.

De acordo com Marcos Gravitol, um dos membros do GV, o objetivo da exposição é valorizar a expressão estética de cada uma das crianças envolvida no projeto. “Escolhemos a arte porque acreditamos que por meio dela podemos resgatar a auto-estima desses meninos e meninas que de alguma forma tiveram seus direitos violados”, explicou o corretor de imóveis. O projeto Criança Faz Arte surgiu após uma oficina de pintura onde todas as peças foram leiloadas em um jantar beneficente. Diferente do ano passado, todo o material produzido pelas crianças estará à venda.

Segundo Ana Kelma, diretora da Svam-Turu o projeto começou pequeno e de forma espontânea. “A nossa a única pretensão ao realizar um projeto desta natureza é mostrar para estas crianças e adolescentes que a arte pode ser uma possibilidade de criação”, ressalta a diretora. Atuando a 20 anos na instituição, Ana Kelma emocionou-se ao lembrar que muitos dos internos que já saíram da instituição tiveram, direta ou indiretamente, envolvidos com a arte. “Saber que estamos dando uma oportunidade, abrindo uma porta para estes meninos e meninas têm sido muito gratificante. Quando um deles nos deixam por meio de adoção ou vão para uma família substituta dá uma dor. Mas é uma dor de saudade aliviada. Nessa hora é que eu vejo que cumprimos o nosso papel”, disse Ana Kelma.

Entre as crianças que participaram do projeto, o garoto Daniel*, de quatro anos, buscou na aviação a inspiração para o seu quadro. Com pequenos aviões que ganhou, ele colou as miniaturas em um “céu colorido” pintado em tons fortes. Para Sônia, de 17 anos, que sonha em ser fotógrafa ou médica legista, ser assistida pela Svam foi a tábua de salvação para a sua vida. “Antes eu não tinha nada. Não tinha regras, não tinha horários, não tinha carinho e atenção. Aqui tenho tudo isso. Estou feliz. Hoje a minha palavra de vida é superação”, diz a adolescente refletindo pensativa com os olhos voltados para um quadro com pequenas fadas.

SERVIÇO
O quê? Criança Faz Arte
Quando? Abertura dia 14 de outubro às 19h
Onde? No foyer do Centro de Convenções do Pestana.
Quanto? Entrada grátis. Após o lançamento, a exposição será no Hall e na Lounge de Recepção do Restaurante Cais da Ribeira Hotel, de 9h às 20h.
* Os noves verdadeiros da criança e da adolescente foram preservados.
http://www.oimparcialonline.com.br/noticias.php?id=61985

Exposição beneficente ajudará crianças e adolescentes

Exposição beneficente ajudará crianças e adolescentes
Data publicação: 2010-10-05 15:52:00
Autor: Jornal Cazumba
Exposição beneficente ajudará crianças e adolescentes
Criança Faz Arte! é o nome da exposição que irá celebrar o Dia da Criança com solidariedade e valorização humana, de 14 a 20 de outubro, no Pestana São Luís. O objetivo do evento social, organizado pelo GV (Grupo Voluntário), em parceria com a SVAM-Turu, instituição de acolhimento de crianças e adolescentes de São Luís, é valorizar a expressão estética das crianças e adolescentes e arrecadar fundos para as ações desenvolvidas pelo GV na SVAM. A abertura será às 19h, no foyer do Centro de Convenções e, nos demais dias, a exposição acontecerá no Hall e na Lounge de Recepção do Restaurante Cais da Ribeira do Hotel, de 9h às 20h.

Essa ação faz parte do Programa Ateliê de Criação da Criança que mostra ser possível extrair a alegria e a certeza em um gesto criador, mesmo em meio à tristeza e incertezas, se houver quem se importe com isso. Toda a arrecadação com a venda dos quadros será destinada à manutenção dos Projetos do Grupo já existentes ou em fase de implantação e melhorias na infraestrutura da Casa de Família da SVAM-Turu.

Atividades durante a semana de exposição
Além da apresentação da Casa de família-Turu e das empresas parceiras, serão realizadas atividades infantis como arte coletiva, pula-pula, confecção de brinquedos, palestras e oficinas sobre “Benefícios tributários a empresas doadoras”, “Voluntariado, como melhorar e aumentar essa prática” e “Dia de poesia”.

Os convidados serão clientes e colaboradores das empresas parceiras, amigos do GV, da SVAM, padrinhos que ajudam a instituição de acolhimento e interessados na infância e em arte. Na exposição, serão divulgadas marcas ou mesmo produtos das empresas parceiras e, no local, será feita arrecadação de doações financeiras para a SVAM. As telas serão vendidas de R$ 100,00 a R$ 1.200,00, dependendo da obra. Na ocasião, o GV dará início a um Programa de Apadrinhamento de crianças e projetos em que cada pessoa ou empresa possa doar uma quantia que será utilizada em uma causa específica, e receberá relatório bimestral das ações. Quem puder contribuir, pode entrar em contato com Zaíra Freitas (98) 8812-1329, Marcos Grativol (98) 9177-3747 ou enviar e-mail para grupodevoluntarios@gmail.com. Para mais informações sobre as atividades desenvolvidas pelo GV, acesse blog grupovoluntario.blogspot.com

Programas do GV:
1. Ateliê de Criação da Criança: trabalho com a descoberta e a exploração do potencial criativo das crianças, da percepção e do registro estético das crianças.
2. Workshops trocando saberes: com técnicos, voluntários e educadores de Abrigos: trabalho com os cuidadores e profissionais envolvidos na Casa, com Projetos de Capacitação.
3. Pequenas Grandes Obras: engenharia, arquitetura e paisagismo no ambiente físico da Instituição, fazendo a manutenção da mesma para melhor acolher as crianças. Esta etapa terá foco na construção de dois banheiros e na reestruturação da sala multi-uso.
4. Lar doce Lar: cama, mesa e banho, ajudando a manter a higienização ambiental e corporal.
5. Estrelinha: toda criança é estrela, todo dia uma estreia: projeto que leva as crianças abrigadas a conhecerem e a vivenciarem o cotidiano fora do espaço do abrigamento, muitas vezes antes desconhecidos, como passeios à praia, cinema, exposições, Centro Histórico e outros locais.
6. Prática e Teoria: estágios para melhorar assistência às criançaas e adolescentes abrigados, e também humanização e capacitação de futuros profissionais, com base em realidades locais.
http://www.jornalcazumba.com.br/2011/index.php?conteudo=noticia&idconteudo=4543

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Dia da Criança




Convite

Dia 9 de outubro de 2010, sábado, de 16h às 19h,
o GV e amigos voluntários farão a segunda festa na SVAM em comemoração ao Dia da Criança.
Além das crianças e jovens da Casa da Família e seus tutores, Ana Kelma e Massimo, o GV convida:
Carla, Flor, Gercina, Janira, Nadja, Nazaré, Neuma, Tainã e suas crianças.
Sábado, dia 9, dia de alegria, dia de brincar!

Reuniao GV - último trimestre de 2010

Ontem na reunião:
1. Fechamos a organização da exposição Criança Faz Arte;
2. Resolvemos como será a festa das crianças no Abrigo;
3. Agendamos reunião posterior à exposição para fazermos uma reflexão sobre a atuação do GV junto a SVAM nesses dois anos e traçarmos próximas etapas do GV.

Entre pães e pastéis, ganhou o mousse de uva e coco da Aca! Delícia!